A sala de aula propicia diversas interações das crianças com a criatividade e a imaginação, isto acontece por meio de histórias, brincadeiras, leituras e releituras. No momento que a criança tem contato com o mundo da ludicidade, ela explora mecanismos para codificação, apropriação e socialização. Com isso, é possível explorar a literatura infantil de maneira interdisciplinar, explorando os conceitos, os valores e os conteúdos apresentados em cada história recontada. À Professora enquanto mediadora do processo de construção da leitura e da escrita busca trabalhar a oralidade das crianças, os conhecimentos prévios sobre as histórias apresentadas e a organização da sequência lógica temporal.
A releitura aborda com as crianças características das histórias clássicas, seus enredos, personagens e ambiente onde se passa cada história, no sentido de promover uma interação dos conteúdos e temas abordados no livro que a criança está fazendo a releitura.
As crianças têm percepções diferentes e se veem até mesmo como participantes da história se sentindo capazes de realizar determinada atividade relacionada a releitura que está sendo contada. É muito interessante vê-las sonhando com possibilidades que vão além daquilo que elas vivem.

Professora Cleide- 1° ano C

DEIXE SUA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui