Comemorando os 100 anos de história do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, está sendo editado um filme documentário, que será lançado na revitalização do Museu Irmã Lélia Jaime Martins do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus. Nesse documentário constam depoimentos de pessoas que nesses 100 anos fazem parte da história do Colégio.

Uma das pessoas que contribuiu para esse documentário foi o nosso ex-aluno senhor Haley Margon Vaz, homem com ilustre vida pública, que abrilhanta com seu trabalho, esforço e doação de vida, contribuindo em prol de Catalão, Goiás e o Brasil.

Leia a breve biografia abaixo e conheça um pouco sobre esse grande homem que o Colégio marcou sua vida e participou de sua formação acadêmica.

Haley Margon Vaz nasceu em Catalão (GO), no dia 28 de março de 1930, filho de Jerônimo Vaz e de Matilde Margon Vaz. Casado com Joana Gomide Margon; teve três filhos.

Nas eleições de outubro de 1962, elegeu-se vereador de Catalão na legenda do Partido Social Democrático (PSD).

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a instauração do bipartidarismo; filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar em vigor desde abril de 1964. Reeleito em novembro de 1965, presidiu e depois secretariou a Câmara de Vereadores entre 1966 e 1969.

Com a extinção do bipartidarismo, em novembro de 1979, e a consequente reorganização partidária, ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sucessor do MDB. Nesta legenda conquistou a prefeitura de Catalão em novembro de 1982, cumprindo o mandato até 1988, trabalhou muito por Catalão, contribuindo para a vinda da UFG que hoje é a UFCAT, o CESUC que hoje é a UNA Catalão, o SENAI, o SENAC e outras entidades de importância na Educação de Catalão.

Secretário-geral do Ministério da Agricultura; substituiu o ministro Íris Resende, em 1989 e viajou ao Japão e a Cuba. No Japão, negociou um empréstimo para o Proceder, (Projeto do Cerrado) e conseguiu esse financiamento. Em Cuba, fez um acordo de tecnologia para transferência de embriões para o comércio de importação e exportação de bovinos.

Em outubro de 1990 concorreu a uma cadeira de deputado federal. Tendo tomado posse em fevereiro de 1991, licenciou-se em 15 de março, para assumir a Secretaria de Fazenda de Goiás no governo de Íris Resende (1991-1994).

Em 1991, voltou ao Japão e conseguiu um empréstimo junto ao fundo Nakasoni para eletrificação rural.

Substituído pelo suplente Luís Soyer, retornou ao Legislativo em janeiro de 1993.

Sem disputar o pleito de outubro de 1994, deixou a Câmara dos Deputados ao término da legislatura, em janeiro de 1995.

Mesmo fora da vida pública, Haley Margon recebeu da Universidade Federal de Goiás, em cerimônia realizada no dia 7 de outubro de 2009, o título de Mérito Universitário, em reconhecimento de seus esforços pela instalação do campus de Catalão, durante a gestão como prefeito da cidade na década de 1980.

Posteriormente foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela a UFCAT – Universidade Federal de Catalão.

Fundou em 2016, o Instituto Professor João Margon Vaz, uma instituição de ensino filantrópica, social, beneficente e que tem também uma área socioambiental, onde uma parte da cidade foi reflorestada pelo Instituto. No primeiro momento, funcionou dentro da sala de Robótica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), até que o prédio ficasse pronto em 2018 no atual local em funcionamento na rua Dep. Mário de Mendonça Neto. Inicialmente foram ofertadas as crianças e adolescentes, aulas de Matemática e Robótica. Hoje o Instituto oferece para os alunos matriculados atividades de matemática (aperfeiçoamento para alunos do quinto ao nono ano), Informática, robótica, e astronomia. A maior preocupação do Sr. Haley Margon Vaz é que essas crianças e adolescentes, concluam suas jornadas de estudos no Instituto Professor João Margon Vaz; tenham conhecimentos e estejam prontos para qualquer desafio, tanto na sequência de seus estudos, quanto os que optarem a se ingressarem no mercado de trabalho.

 

Fontes: depoimento pessoal do Sr. Haley Margon Vaz; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); CÂM. DEP. Relação de suplentes (1991-1995); Opção On-line (7 a 13/11/2004 e 1º a 7/4/2007); Jornal Tribuna do Planalto (21/4/2007 e 16/2/2008); Diário da Manhã (4/10/2009); Blog do Badiinho (15/08/2019); Fundação Getúlio Vargas – CPDOC – FGV: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/margon-haley).